Além disso, eles estão disponíveis em uma variedade bem diversificada de preços dependendo dos ingredientes que fazem parte de sua composição: henna, aloe vera, camomila, entre muitos outros. E tem também aqueles compostos que a gente não faz nem ideia do que significa. Lauril sulfato de amônia? DMDM hidantoína? O que é isso?
E então fica a pergunta: você sabe quais são os ingredientes básicos do seu shampoo e o que eles significam? A menos que você seja farmacêutico ou químico, pesquisar os compostos do cosmético não passa pela sua cabeça. A fim de esclarecer essa pergunta, nós mostramos do que é feito esse produto tão amado que deixa seus cabelos sempre impecáveis.
Basicamente, é isso
Existem dois ingredientes básicos na composição do shampoo: água — que compõe 80% do volume do cosmético — e detergente. É dele o poder de limpeza do couro cabeludo. Sem ele, o produto não conseguiria eliminar todos os óleos, a graxa e aquela sujeira que aparecem diariamente nos fios. O agente faz parte de 10% a 15% do shampoo.Aliás, você sabia que existe uma razão pela qual ensaboamos os cabelos duas vezes? A primeira serve para ligar os agentes sintéticos presentes no detergente à sujeira, a retirando completamente. A segunda vai fazer com que as moléculas de água se misturem com a gordura, eliminando-a com o enxague.
Os demais ingredientes
Mas é claro que o seu shampoo não contém somente detergente e água. Aliás, existem muitas outras substâncias que são imprescindíveis para tornar o produto um agente de limpeza profunda como é conhecido, o que também o transforma em um cosmético específico para cada tipo de cabelo. Entre elas, estão:Fragrância
O que seria de um shampoo sem aquele cheirinho gostoso? Quase nada. Muitas vezes, ele é o ingrediente mais característico, que faz as pessoas reconhecerem determinada marca e serem fiéis a ela. Quando uma empresa encontra a fragrância certa, ela faz a patente e aquele aroma se torna exclusivo, quase que um segredo.Agentes condicionantes
Óleos à base de silício, como o dimeticona e ciclometicone, são compostos que têm como função hidratar os seus cabelos e evitar irritações no couro cabeludo depois que todas as gorduras e sujeiras forem retiradas. O pantenol ou ácido cítrico são outros agentes encontrados no shampoo que servem para dar brilho aos fios.Espessantes
Sabe aquele aspecto cremoso e denso que o shampoo possui? Então, ele só é possível graças aos espessantes. Você gostaria de passar um produto aguado que escorre pelas mãos, ou alguma coisa melada que gruda na pele e causa irritação? O cloreto de amônio — ou de sódio (está aí o sal do shampoo) — é muito usado para esse fim.Porém, como o sal costuma prejudicar um pouco os fios e faz os olhos arderem demais, algumas marcas substituem o composto por outros espessantes mais caros, como o glicol, álcool etílico, xileno sulfonato de amônio, entre vários outros, diminuindo consideravelmente a quantidade de cloreto de sódio na composição do cosmético.
Modificadores
Assim como os espessantes são importantes para dar densidade e cremosidade ao shampoo, os modificadores não ficam atrás. Eles dão as cores e texturas do produto. Vai dizer que aquele brilho perolado, aquelas partículas de reflexo, não são fatores que fazem você se decidir por uma marca? O diestearato de glicol é um dos ingredientes usados para isso.Impulsionadores de espuma
A espuma é como um resultado visível de que o produto está agindo no cabelo. Então, não importa quanto eficiente seja o shampoo, se ele não fizer espuma, a gente não acredita que ele esteja funcionando. Os dois tipos de impulsionadores de espuma mais usados são o lauramida DEA e a cocamida DEA, derivados de ácidos graxosEsses dois produtos trabalham em conjunto com o trietilenoglicol, que por sua vez mantém aquela firmeza, aquele aspecto de "nuvem". E, para que ela permaneça assim, também são usados produtos químicos chamados alcanolamidas. Tudo isso junto faz com que a espuma permaneça nos cabelos e dê a sensação de limpeza.
Conservantes
Esses ingredientes são muito importantes para manter o seu shampoo sempre na validade. Diante de tantos produtos químicos, ele poderia criar fungos e colônias de bactérias por ficar em lugares úmidos, mas os conservantes impedem essa ação. O DMDM hidantoína, o benzoato de sódio, o isotiazolinona e o metilparabeno são os mais usados.Regulamentação dos cosméticos
No Brasil, todos os cosméticos, incluindo os shampoos e produtos para os cabelos, são regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que solicita a interdição do item caso ele não apresente resultados satisfatórios nos testes realizados, ficando fora dos padrões e, principalmente, oferecendo risco à saúde dos consumidores.É obrigação das empresas colocarem a data de validade do shampoo em um lugar de fácil visualização. E é dever do consumidor não usar o produto caso esse prazo tenha passado. Caso ele venha a utilizar, está ciente de que o conservante já não está mais fazendo efeito e o cosmético pode facilmente estar propenso à criação de fungos e bactéria.
Isso pode causar vários problemas de saúde, como irritação, vermelhidão, alergias, coceiras, micoses, bolhas, queimaduras e várias outras coisas. A validade, em especial dos shampoos e condicionadores, normalmente é de 2 anos. Caso não encontre a data de vencimento, verifique ao menos a data de fabricação e calcule mais ou menos esse tempo.
Um produto cada vez mais consumido
O shampoo é hoje um dos cosméticos mais consumidos. Graças à grande variedade de valores, existem opções para todos os bolsos. Nos Estados Unidos, a cada ano são gastos cerca de US$ 1 bilhão com esses produtos. No mundo inteiro, acredite, US$ 40 bilhões são dispensados para a aquisição de shampoos.Os fabricantes precisam investir em marketing para divulgar os diferenciais de seus produtos, tendo o seu público-alvo fiel e, talvez, vencendo a concorrência. Não importa quais são os extratos usados para a produção do cosmético, há sempre quem compre e quem divulgue, principalmente quando o shampoo faz a diferença para alguém.
No entanto, alguns consumidores acham que os shampoos não têm muita diferença e continuam sua incessante busca à procura de produtos inovadores para o cuidado dos cabelos. Por isso, as indústrias são estimuladas a criarem cosméticos novos e, principalmente, preocupando-se com o meio ambiente, já que há uma grande demanda por essa postura.
Como os shampoos foram criados
Curiosidades são sempre muito legais, e por isso, trazemos algumas coisas interessantes sobre o cosmético em questão. Por exemplo, você sabia que a palavra "shampoo" é um derivado da palavra hindi "chhamna", que significa apertar, amassar ou fazer massagem? Mas isso não tem nada a ver com o fato de ser friccionado no couro cabeludo.O shampoo teria surgido na Índia. Vários extratos de ervas como a Sapindus (uma árvore da família da lichia) e groselhas eram fervidos, amassados e espremidos para formar um surfactante líquido usado na higiene diária. Esse produto se espalhou para a Europa, já que naquela época as pessoas ferviam sabão raspado com água e ervas para criar um sabonete líquido.
Existem também alguns relatos de que o shampoo teria surgido na Indonésia e que o primeiro deles foi feito a partir de cinzas de palha de arroz misturadas com água. As pessoas usavam essa mistura para tirar a gordura dos cabelos e, posteriormente, aplicavam óleo de coco como condicionador para hidratar os fios, já que os óleos foram todos retirados.
O shampoo como conhecemos hoje foi criado por Hans Schwarzkopf em Berlim, em 1927, enquanto os americanos ainda usavam sabão em barra para limpar os cabelos. A empresa Proctor e Gamble começou a fabricação do produto em larga escala e então surgiu o Drene, o primeiro shampoo sintético na História.
Para que o Drene fizesse sucesso, a P&G investiu em campanhas de marketing agressivas e grandes divulgações em todos os meios de comunicação, o que fez com que as vendas do shampoo estourassem. A marca ficou em circulação até meados de 1970, quando a empresa resolveu investir no tão famoso 2 em 1 Head & Shoulders.
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